Dicas pra fotografar desenhos pro Instagram.



Hoje vamos falar sobre como dar aquela valorizada nos seus desenhos na hora de postar nas redes sociais. Muito embora o título fale do Instagram, as dicas valen pra qualquer rede social. Então presta bastante atenção.


- Procure uma boa iluminação: Se você está fotografando do celular prefira a iluminação do dia. Isso porque a maior parte dos celulares não são bem preparados pra fotografar a noite, e pra compensarem a diferença eles diminuem a qualidade da imagem, evitando que ela fique muito escura. Mas se não tiver jeito (ou se você for um ostentador dos gadgets), use uma câmera digital mesmo. Até a mais barata é melhor que a maioria da os celulares. Ah! Cuidado pra sua sombra não aparecer.

- Tire mais de uma foto. Aproveite o melhor da foto, explore os ângulos e os detalhes, veja qual posição da mais ênfase ao desenho e o deixa mais legível. Poses horizontais passam a sensação de movimento e dinamismo. Procure também uma posição que não reflita a luz no desenho.

- Mostre os seus materiais. Mostrar os materiais usados é uma forma não só de mostrar como você fez o desenho mas também de mostrar qual a dimensão dele. Colocar um desenho pequeno é uma coisa, agora um desenho pequeno perto de uma caneta faz muita diferença. Mas pega leve com a ostentação?

- Emoldure: não to falando de moldura. Na verdade estou, mas não a da parede. Quando se tem uma forma básica atrás do personagem ou objeto que esteja isolado no desenho, ele ganha muito mais evidência dando a sensação de que está em diferentes planos da folha. É um recurso muito utilizado recentemente, geralmente com formas geométricas e coloridas.

- Aprenda técnicas de fotografia, afinal todo desenhista tem que ser um pouco fotógrafo. Não pra tirar foto mas pra enquadrar, iluminar e enfatizar o desenho da forma correta. Existem muitas formas de dar destaque a um desenho, e a fotografia ensina isso. A cenografia também ensina bastante, e ensina a se comunicar por meio dos enquadramentos. #Pesquise por: enquadramento, ponto focal, iluminação e planos de enquadramento.

- Pega leve nos filtros: é sério. Não força o uso deles. Isso porque se você carregar a imagem de filtros, no fim o seu desenho fica irreconhecível e o amadorismo acaba ficando evidente. Eu aconselho a usar o básico (luz, contraste, um pouquinho de nitidez as vezes, e uma vinheta). Só isso já vai melhorar bastante imagem.

- Não trema: apoie a câmera no próprio corpo, use um tripé, chama a sua mãe que tem a mão mais firme, mas não trema. Corrigir tremores em fotos é praticamente impossível.


E é isso. Se você gostou dessas dicas, então fique atento. Em breve eu vou voltar com novas dicas. Não deixa de comentar aqui em baixo caso tenha alguma dúvida e caso queira deixar a sua dica de como melhorar a fotografia dos desenhos. Compartilha nas redes sociais e aproveita pra me seguir lá no Instagram. Novidades toda semana.

Até a próxima, desenhistas!!!

Comentários