Praticar faz parte

Eu sei: "Lucas, é muito óbvio que praticar é importante.". Eu sei disso, mas também sei que nem todo mundo pratica. E é sobre isso que vamos falar hoje.



Todo mundo já ouviu a célebre frase:"a prática leva à perfeição", mas nem todo mundo aplica isso ao seu cotidiano. Praticar parece ser algo muito simples quando se fala de desenho, e talvez por isso, seja um fator subestimado entre os desenhistas.

Mas afinal o que seria praticar? Passar horas sentado desenhando desesperadamente? Desenhando o que? Por quantas horas exatamente? É pra fazer rascunho ou tem que ser finalizado? Enfim, as perguntas são muitas. Então pra tornar a conversa mais orgânica eu vou falar um pouco sobre mim.

Quando eu era moleque, de 12 ou 13 anos, tive minhas primeiras instruções de desenho, não era um curso nem nada, mas aprendi com o Zandré, do blog Cartunfólio, uma série de coisas que carrego até hoje e que me fizeram chegar onde estou. Nessa época, eu tinha pouco tempo pra desenhar e praticava meus desenhos no recreio e nas aulas vagas, ou a noite, quando chegava em casa. Durante as férias do colégio, eu geralmente ia pra casa de parentes, me trancava em um quarto por mais ou menos 8 horas todo dia, e desenhava, criava, estudava e trabalhava meus personagens e tudo mais que eu havia aprendido com ele. No ensino médio, passei a ter ainda menos tempo. Os trabalhos de colégio eram minha desculpa pra praticar e experimentar; e nos meus cadernos, a matéria dividia espaço com meus rabiscos de teste. Quando terminei os estudos, tive um hiato de pouco mais de 2 anos. Nesse tempo, não desenhei nada, nada mesmo. Depois trabalhando em um posto de gasolina comecei a desenhar nos tickets de cartão de crédito que sobravam. E assim voltei a praticar. Em 2014 adquiri o hábito de andar com um bloco de papel desenhando tudo o que viesse a minha cabeça. Hoje, não passo um dia sem praticar pelo menos alguns minutos.

O que eu digo em relação a isso é que tudo varia. Eu recomendo a meus alunos praticarem pelo menos 3 horas por dia. Nem todo mundo pode se dar a esse luxo, uns trabalham, ou estudam, e aí o tempo deles fica muito resumido. Nesse caso, aconselho a praticar 30 minutos, pelo menos. Seja fazendo um desafio, seja estudando. Mas o que eu acho fundamental é que desenhem todos os dias, e que experimentem coisas novas.

Desenhar as mesmas coisas todos os dias, torna o desenhista um carimbador, que vai fazer a mesma cara sempre, a mesma posição de mãos, o mesmo ângulo... mais do mesmo sempre (e eu digo isso porque ainda sofro um pouco desses efeitos). Passar por novas experiências vai o desenhista a novas possibilidades, e ele vai aprender com outras técnicas, coisas importantes pra aplicar no desenho.

Agora, não deixe de praticar sempre. Desenhe várias mãos em posições diferentes hoje, desenhe um animal que você acha interessante amanhã, preste atenção nos detalhes, desenhe no guardanapo no restaurante, mas experimente desenhar sempre. Além de preparar seu pulso, como um exercício, você também vai deixar sua mente mais aberta e relaxada. E tente adaptar seu dia. Se tá muito corrido, desenha nos últimos 30 minutos do dia e dê o seu melhor nessa tarefa. Você vai surpreender com os resultados.

Algumas dicas pra você praticar e aproveitar melhor
-Aplique o método de pomodoro: se for demorar muito tempo desenhando ou estudando desenho. Ele divide seu tempo em períodos de 15 minutos com intervalos de 5 minutos. Isso evita um cansaço muito grande.
-Use a Torre dos Desafios do Desenhista: eu a conheci pelo desenhista Thiago Spyked e ela serve pra trabalhar a disciplina. Vale muito a pena dar um Google.
-Faça desafios diários de 30 minutos: pense em temas bem bizarros, e inusitados faça um sorteio de palavras e por fim, faça um desenho com as palavras que saírem... (a dica pra esse é de manter a mente bem solta, pra conseguir um resultado bem criativo).

Diz aqui o que você faz pra praticar, ou deixe a sua opinião sobre a matéria. Não esquece de compartilhar com os amigos e acompanhar o blog para mais dicas de práticas e histórias de vida.

Compartilhe e deixe seu comentário. Isso me ajuda a fazer trabalhos ainda melhores.

Comentários