O que é aquarela Aquarela? - Manual do Desenhista




Seja bem-vindo ao Manual do Desenhista! Eu sou Lucas Nascimento e hoje vou falar sobre Aquarela


A aquarela é um tipo de tinta transparente, de manipulação relativamente fácil e que garante resultados muito bons na maior parte das vezes. Ela possui cores vibrantes, e isso torna os trabalhos feitos com ela muito característicos.

Essas tintas são vendidas geralmente em pastilhas ou tubos. A diferença é que as pastilhas costumam durar mais, porém são mais caras.

Ela é uma tinta a base de água e isso a torna muito fácil de misturar. Algumas técnicas conferem resultados diferenciados, mas basicamente, a maioria vai ter um aspecto lavado e um pouco irregular. É esse mesmo aspecto que faz da aquarela tão especial. Ela torna o desenho muito mais espontâneo, e em alguns casos, ela chega a ser imprevisível ( e na minha opinião, essa é a parte mais maneira). Existem muitas técnicas, por isso eu vou dividir esse post/vídeo em dois pra no próximo só explicar como usar

E ainda conheço poucas aquarelas, por isso vou descrever meu caminho no aprendizado pra que vocês possam usar como base. Quando eu quis saber como era essa tal de aquarela eu dei uma pesquisada e descobri que existiam os lápis aquareláveis. Eles até ajudam, são ótimos pra detalhar ou corrigir pinturas, mas não dão o efeito autêntico de aquarela., na maioria das vezes. Além disso ele complicava alguns efeitos também. Aí procurei saber um pouquinho mais e decidi que queria tentar usar pastilhas. Mas por aqui isso é raro de encontrar. O máximo que tinha eram aquelas feitas pra crianças, que vendem em bancas de jornais. Então foram essas mesmas. Eu já ia comprar uma quando dei a sorte de achar essa aqui jogada na rua. Levei pra casa, testei e me apaixonei. Inclusive o vídeo de apresentação do canal foi feito com essa aquarela. Ela é ótima pra quem quer saber se gosta ou não de aquarela. As cores não ficam tão vivas, mas em todo o resto ela se comporta como as aquarelas de mais qualidade.Só depois resolvi comprar meu estojo de aquarela de 12 cores da Sakura, e hoje ele é meu xodó. Ele custou cerca de 80 reais, mas vale muito a pena.

Por ser uma tinta a base de água ela requer um superfície que aguente bastante água. Existe um papel específico pra aquarela, de várias marcas, como o Canson pra aquarela e o Fabrianos; mas tem um problema. Eles são caros. Um bloco deles chega a custar 30 reais ou mais. É parceiro, não é pra qualquer um. Mas como alternativa, praticamente qualquer papel com mais de 100 gramas já aguenta uma boa aquarela sem enrugar muito nem rasgar.

Os pincéis precisam ser macios pra que a ponta se mode na água e tal. Tentem não comprar o mais barato. Existem muitos modelos e tamanhos que nem são tão caros. Inclusive tem alguns quem vem com um reservatório e que facilitam pra caramba o trabalho, caso você queria pintar na rua (como eu costumo fazer). E por falar em pintar na rua, existem alguns kits compactos que ajudam demais quem curte desenhar e pintar ao ar livre. Esse pequeno que eu o usando é da Sakura. A qualidade é excelente e o custo benefício é sensacional. Eu pinto o tempo todo e as pastilhas do meu estojo parecem que não vão acabar nunca. E quando acabarem eu posso simplesmente comprar a cor que calta e repor.

Carregue sempre um paninho. Pra secar o pincel, tirar o excesso de água do desenho, ou pra criar alguns efeitos. Tipo nuvens, por exemplo. Uma esponja ou um pedaço de papel toalha também servem.

Esses estojos não são muito fáceis de se encontrar pelo interior do Rio de Janeiro, mas alguns sites na internet disponibilizam. Eu aconselho dois: a Papelaria Universitária e a Casa do Artista. Os links vão estar na descrição.

Ainda assim os preços não são os mais acessíveis, e aí pensando nisso algumas pessoas pensaram em uma forma de deixar isso mais barato. Mas isso vai ficar pra outro vídeo.

Sites recomendados:

http://www.papelariauniversitaria.com.br/

https://www.acasadoartista.com.br/Espero que tenha gostado. Não deixem de se inscrever no canal para mais vídeos sobre aquarela, curtir e compartilhar o vídeo nas redes sociais e deixar os eu comentário pra dúvidas, críticas e sugestões.

Comentários