Você conhece o Instituto Universal Brasileiro - Manual do Desenhista



O Instituto Universal Brasileiro é um dos pioneiros na criação cursos a distância no Brasil.

Os caras são muito conhecidos e já foram muito zoados por acharem duvidosa a qualidade de ensino deles. Mas pouca gente, se preocupou realmente em avaliar qual a qualidade do trabalho em si.

Eles disponibilizam vários cursos nas mais variadas áreas, mas eu vou falar especificamente do curso de Desenho Artístico e Publicitário, pois foi o que eu adquiri.

Pra começar, o curso traz 12 fascículos, 12 apostilas. Parecem pequenas, mas possuem uma quantidade absurda de informação. Essas apostilas falam de três temas principais: DESENHO ARTÍSTICO, DESENHO PUBLICITÁRIO, E PINTURA.

No desenho artístico, a gente tem acesso a parte "bruta" do desenho. Técnicas de proporção, sombreamento, perspectiva, enquadramento, anatomia, e mais um monte de coisas. Eles também fazem menção e explicam como usar uma série de materiais como carvão, grafite, e outros. Tudo isso passo-a-passo.

No desenho publicitário, eles dão noções básicas de como construir cartazes, diagramar livros e revistas, trabalhar com letreiramento, e até processo de impressão em gráfica. Tudo muito detalhado.

Na área de pintura, a situação não muda. Eles demonstram várias técnicas com vários materiais diferentes e isso garante um aprendizado fácil das técnicas.

Outros temas são abordados, como por exemplo, desenho técnico arquitetônico, animação, desenho de moda, e a impressão em gráfica (como eu já disse anteriormente).
A cada 2 apostilas, recebemos um caderno de atividades. É bem simples e as avaliações podem ser feitas rapidamente. Esse caderno possui questões de avaliação pessoal, e questões que serão enviadas para o Instituto e analisadas pelos professores de lá. Pra que só depois venham o seu certificado.

Mas tem considerações a serem feitas. A qualidade de algumas imagens dentro das apostilas não é das melhores. O Instituto atua desde a década de 80 no Brasil, e me parece que as imagens nunca foram atualizadas. Parece besteira, já que os textos dos caras são ótimos. Mas as imagens são pouco estimulantes, e em alguns casos a baixa qualidade acaba atrapalhando o entendimento do exemplo. Pra se ter uma idéia, tem uma foto do Didi quando ele ainda nem tinha rugas. O mesmo vale pra alguns desenhos, como o de moda, que mostra modelos de roupas que não se usam mais há anos, e um estilo de croqui que também ficou obsoleto. O mesmo acontece com o DVD que acompanha o curso. Passaram a imagem de uma fita VHS e passaram pro DVD. Uma qualidade que não estimula você a ficar vendo.

Tirando isso o curso é excelente!!! Além das apostilas, o curso vem com um DVD com método simplificado da maioria das aulas; envelopes pra você enviar suas avaliações; um manual pra te ajudar a estudar; se você pedir, por um custo extra, eles te enviam materiais necessários para as atividades (que eu não pedi, porque eu já tinha todos aqui); e uma carteira de estudante, que te dá direito a descontos caso você queira fazer um novo curso.

Em resumo, o curso vale muito a pena pra quem tá começando. Mas vale a pena também pra quem é auto didata e precisa comprovar suas capacidades por meio de um diploma. E sim, na minha opinião, o Instituto Universal Brasileiro pode capacitar profissionais. Mas o que realmente define se o profissional é bom ou não é a sua própria disposição pra aplicar o conhecimento cedido pelo curso.

Então é isso, espero que tenham gosta do. Não deixa de curtir essa postagem, compartilhar nas redes sociais e se inscrever no nosso canal pra mais vídeos explicativos.

Até a próxima, desenhistas!!!

Comentários