Apps para desenhistas #01 - Autodesk Sketchbook Pro (atualizado)
Olá! Seja bem-vindo ao Manual do Desenhista. Eu sou Lucas Nascimento e hoje eu vim pra falar da versão atualizada do Autodesk Sketchbook Pro.
No vídeo onde falei da versão anterior, eu disse que não haviam muitas diferenças entre as versões do aplicativo, mas procurei ver melhor e achei bem interessantes as funcionalidades. Então não se surpreenda se esse vídeo parecer um deja vu do vídeo anterior. Eu vou explicar tudo outra vez, ressaltando as diferenças entre eles.
Eu encontrei o aplicativo na Google Play Store em sua versão gratuita. Essas versão possui duas principais limitações, que são o limite de até 3 camadas e o número reduzido de pincéis. Muita gente reclama e diz que não dá pra fazer muita coisa, mas pra ser sincero, eu nunca vi problemas, já que eu geralmente só uso pincéis básicos e uma camada pra rascunho (que eu vou apagar depois), uma camada pra definição e uma para pintura (isso quando não faço tudo na mesma camada).
Os atalhos do Autodesk Sketchbook são bem simples de usar. Basta clicar nesse botãozinho na base do aplicativo, pra ele abrir comandos rápidos, com ferramentas básicas (predefinidas como limpar, tela cheia, desfazer e refazer; além de um editor rápido de pincéis onde se pode alterar o tamanho e a opacidade dos pincéis e a saturação da cor) que você pode customizar futuramente (basta manter os botões pressionados pra mudar a função).
No topo da tela você encontra outras funções, que são o controle de camadas, controle de cores, o painel de pincéis, as ferramentas adicionais, um botão de tela cheia e o botão arquivo.
No controle de camadas você já começa com uma camada de base, que não serve para outra coisa que não seja mudar a cor. Você também pode adicionar as camadas e clicando sobre elas pode copiar, recortar, colar, duplicar, apagar a camada, mesclar com a camada de baixo, mesclar todas as camadas e excluir. Além disso, pode mudar a opacidade, e usar 19 opções básicas de blend mode (bem mais que a versão anterior). Também é possível usar um rótulo de cor, que ajuda a identificar a camada com a qual se está trabalhando. Há ainda, a opção de bloquear a visibilidade da camada clicando no ícone de olho no canto superior esquerdo, ou bloquear a transparência clicando no cadeado situado no canto inferior esquerdo.
Nas cores você pode controlar livremente a escolha de cores clicando diretamente no círculo cromático ou usando controles de matiz, saturação e brilho (HSB) ou usando os controles de vermelho, azul e verde (RGB). Se ainda achar pouco você pode mexer com as escalas tonais do aplicativo. Essa versão ainda mantém a paleta de cores dos marcadores da Copic, com informações de quais as cores complementares que você pode usar com elas, pra deixar o seu trabalho mais harmonioso.
Há também a opção de limpar a seleção de cores, que funciona como se você tirasse toda a tinta do pincel. Também existe a ferramenta conta-gotas, que captura a cor de um pixel selecionado (e que aparece caso você mantenha a tela pressionada por 2 segundos).
Na parte dos pincéis, a versão Pro mostra um monte de vantagens porque os pincéis realmente simulam com fidelidade as texturas, que vão desde lápis e pincéis, a carimbos e texturas prontas e efeitos. Um destaque legal é o dos lápis graduados. Esses pincéis realmente simulam a espessura e intensidade dos lápis graduados que dão uma cara bem orgânica caso você queira simular um desenho feito com grafite. Além de tudo, os pincéis são ainda mais customizáveis que na versão anterior, o que aumenta mais ainda a quantidade de efeitos. Mas tem a desvantagem de até na versão pro haver menos pincéis. Apesar da entrada da ferramenta Smudge (pincéis de borrar), algumas categorias de pincéis, com texturas e carimbos foram removidas. Isso porque agora é possível comprar e instalar novos pacotes de pincéis. Alguns até criados por outros usuários.
No painel de ferramentas, você vai ter acesso as opções de seleção, simetria (em que é possível espelhar vertical e horizontalmente, além de escolher se quer parar os traços na linha de simetria ou continuar os traços depois dela) , estilos (retas, quadrados e elipses), lapso de tempo (presente em apenas algumas versões de Android, e onde é possível gravar em vídeo acelerado o seu processo de desenho), preenchimento (com gradiente linear, gradiente radial, preenchimento uniforme e controle de tolerância), guias (régua, transferidor) , importar imagens, transformar (girar, inverter, redimensionar e cortar) e texto (que continua sendo uma das ferramentas mais fracas do app).
Ao lado, do painel de ferramentas você vai encontrar um botão de tela cheia. Ideal pra quando quiser visualizar suas pintura sem ter a interferência de todos os botões.
Clicando no botão Galeria você abre um painel com os botões para fazer login, criar um novo esboço, Abrir a galeria, Compartilhar, e o botão Shetch This (onde o deviantArt te propõe desafios diários. Além dessas opções você ainda pode entrar na loja do app (que também permite que você tenha acesso a um guia rápido de como usar as ferramentas, e onde você pode comprar a versão PRO) , alterar as suas preferências e pedir suporte no site oficial do aplicativo.
Ao criar novo documento você vai ter diversas opções de tamanho, e quanto maior mais detalhes e definição você consegue aplicar ao desenho. Há formatos pré definidos, mas você pode criar seus próprios tamanhos clicando em personalizado. Atenção! Quanto maior o desenho, menor o número de camadas.
Ao abrir a galeria, você pode salvar ou descartar o esboço atual, pra só então ver todos os seus esboços. Uma vez aberta a galeria, você pode navegar pelos seus aplicativos um a um ou clicar no alto da tela pra navegar por pastas. Nessa opção também é possível excluir, criar uma nova pasta e mudar o nome dela (clicando sobre o nome. Depois basta segurar e arrastar seu esboço para uma de suas pastas. Voltando a exibição individual dos esboços, você pode criar um novo esboço no botão mais. No botão de opções ao lado, você pode Compartilhar com outros aplicativos, compartilhar no DeviantART, fazer uma apresentação de slides, girar no sentido horário, girar no sentido anti-horário, duplicar, exportar um PSD (mantendo as camadas pra trabalhar no Photoshop) e excluir o esboço.
A versão Express do aplicativo não possuir todas as funções. Mas a versão Pro pode ser adquirida clicando no Item Loja. O preço é de aproximadamente R$ 25,00 . Eu achei barato se formos levar em consideração que é um aplicativo muito completo e que te permite fazer artes digitais com ótima qualidade e em qualquer lugar.
O aplicativo funciona muito bem tanto pra tablets quanto pra celulares. Vai do gosto de cada um.
Se ficou alguma dúvida ou se quiser me contar a sua experiência com o aplicativo, não se esquece de me falar aqui nos comentários. Também vale indicar outros aplicativos que mereçam ser destrinchados aqui no canal. Compartilha o vídeo com aquele seu amigo que vive dizendo que não consegue tempo pra desenhar, e se inscreve no canal pra ver mais aplicativos que podem te ajudar com desenho.
Espero que tenha gostado e até a próxima desenhista.
Se você gostou não se esquece de compartilhar, pra que outras pessoas vejam. Se inscreve no meu canal no You Tube pra não perder meus vídeos novos e deixa aqui nos comentários a sua crítica, dúvida ou sugestão.
Comentários
Postar um comentário