Tutorial #2 - Como pintar com café
Olá!!! Seja bem-vindo ao Manual do Desenhista! Eu sou Lucas Nascimento e hoje eu vou ensinar com pintar com café.
Pra começar usaremos 3 medidas diferentes de café que serão diluídas em 3 medidas iguais de água. O ideal é usar o café solúvel. Ele é um pouco mais caro que o convencional, mas é um café que se dissolve facilmente na água sem deixar detritos que possam prejudicar a pintura. Com as 3 medidas separadas teremos 3 tonalidades de café.
Para aplicar usaremos pincéis macios, podem ser sintéticos ou não, chatos ou redondos nos tamanhos que você preferir.
O papel tem que ser mais grosso, nada de papel sulfite. Qualquer folha acima de 200 g já começa a aguentar bem a pintura sem enrugar. As deformidades ficam grandes demais em papéis mais finos.
Caso queria fazer um rascunho use um lápis de graduação dura pra não marcar muito o papel.
Agora é mãos a obra!!! O conceito é parecido com o da aquarela em que os tons se sobrepõem, então é bem mais fácil começar pelas cores mais claras. Preserve as áreas onde você quiser que permaneça branco e preencha todo o resto com a tonalidade mais fraca do café.
É bom dar um tempo pra secar, e depois passar uma nova camada de café. Se usar uma camada da mesma tonalidade por cima da anterior, você vai conseguir uma variação levemente mais escura.
A medida que quiser acrescentar sombras, coloque camadas mais escuras do café. O resultado vai ficar parecido com esse.
É interessante usar alguns efeitos com pincéis, ou gotas e splashs. Os resultados ficam muito orgânicos e espontâneos.
É bom lembrar que por se tratar de água, muitas vezes o desenho vai ficar com manchas bem divididas e cheias de marcas. Se quiser evitar isso, use um pano ou pedaço de papel pra retirar o excesso de café do pincél antes de passar pra pintura. Isso garante um maior controle. Mas fica o acréscimo pessoal de que o trabalho tem uma cara muito melhor com as manchas naturais desse tipo de técnica.
A aguada não precisa ser feita unicamente com café. Qualquer outro material que solte pigmento como sumo de folhas ou raízes, por exemplo, pode servir pra pintar seus desenhos. Pra finalizar você pode usar canetas ou lápis de outras cores pra fazer os acabamentos ou definir melhor as formas e sombras.
Essa também é uma excelente forma de se livrar do bloqueio criativo. Faça várias manchas com café sobre o papel e veja com o que se parecem. Depois com ma caneta defina as formas fazendo um desenho. Pronto, resultados inusitados com um material barato e fácil de achar.
Dá pra fazer muitas coisa com café, basta soltar a imaginação. Veja alguns exemplos.
Se você gostou, inscreve no canal pra receber vídeos novos toda semana. Não esquece de dar um joinha se gostou do vídeo e compartilhar para os amigos, pois assim você ajuda o canal.
Dúvidas , críticas ou sugestões nos comentários; e me siga nas redes sociais.
Facebook: http://fb.com/lucasnwd
Instagram/Twitter: @lucasnwd
Blog: http://lucasnwd.blogspot.com
E-mail: lucasnwd@Gmail.com
Ah!!! Qualquer dúvida, sugestão ou crítica, é só escrever aqui nos comentários. Se você gostou não se esquece de compartilhar, pra que outras pessoas vejam. Se inscreve no meu canal no You Tube pra não perder meus vídeos novos e deixa aqui nos comentários a sua crítica, dúvida ou sugestão.
Comentários
Postar um comentário