Manual Alternativo # 01 - Como fazer bandolier
Olá! Seja bem vindo ao Manual do Desenhista! Eu sou Lucas Nascimento e hoje eu vou ensinar como fazer um bandolier.
A princípio, o Bandolier parece um item de perfumaria, daquele que só servem para enfeitar os materiais do desenhista. Mas pra pessoas que assim como eu carregam um kit de viagem e precisam ter acesso rápido aos materiais, geralmente para fazer um desenho de observação, o bandolier, é uma ferramenta muito útil. Sua função é manter lápis, canetas e borrachas presas ao caderno de forma que não seja necessário ficar fuçando a bolsa até achar o que se quer.
Ele ainda pode servir com um lacre pro caderno, mantendo-o bem fechado. Isso é ótimo pra quem faz aquarela, por exemplo, e quer reduzir o enrugamento causado pela ação da água no Papel.
Os materiais pra confeccionar são fáceis de ser encontrados em qualquer papelaria e lojinhas de costura e artesanato.
Eu vou usar:
• Tecido (com a estampa que você preferir e pouco maior que o tamanho do seu bandolier. Também é importante lembrar que ele tem que aceitar cola, então pergunte ao vendedor se o tecido aceita cola).
• elástico em fita (na espessura que você preferir)
• Cola pra tecido
• Linha
• Agulha
Tendo tudo em mão vamos ao passo a passo.
O primeiro passo é recortar o tecido num tamanho que tenha o dobro da largura do teu caderno e que tenha o dobro da largura a qual você vai querer que o seu bandolier tenha.
Feito isso, dobre na vertical levando as bordas do tecido até o centro pra poder colar com a cola de tecido. Em seguida faça o mesmo, dobrando na horizontal. mas não cole ainda. Apenas prenda tudo com pregadores de roupa e deixe secar a cola.
Depois de seco, vamos preparar a frente do bandolier colando o elástico, que deve ser um pouco maior que o dobro do tamanho da largura do caderno. Pra essa etapa é importante separar o número de divisões que você vai querer usando a cola. O espaço entre uma linha e outra é de mais ou menos 1,5 cm. Centralize o elástico sem esticar, e prenda tudo com os pregadores pra garantir que tudo vai ficar bem colado.
O passo a seguir é opcional. Você pode costurar os pontos onde você já passou cola, pra reforçar o que você já fez e garantir que o elástico não vai soltar com o tempo.
Depois de costurar (ou se você tiver ignorado essa etapa), você pode colar a parte de trás do tecido, repetindo o processo de prender com os pregadores.
E pra finalizar, enquanto seca a cola, você pode colar as duas pontas do elástico e prender até secar. Se quiser firmar ainda mais, pode de dar um ou dois pontos de costura no elástico quando a cola secar. Depois de uns 30 minutos, seu bandolier vai estar pronto pra usar!!
Lembrando que esse é um material ideal pra quem pratica seus sketchs na rua e não pode perder muito tempo mexendo na bolsa pra achar os materiais. Ele também tem a vantagem de você só carregar o que é estritamente necessário, o que pode ser bom pra você que não consegue organizar a sua mochila.
Espero que tenham gostado, e façam bom uso. Se vocês fizerem tirem foto e postem no facebook ou no instagram com a hashtag #aprendinomanual, que eu posso postar lá na página e se tiver bastante, faço até um vídeo aqui no canal mostrando todos.
Se você gostou não se esquece de compartilhar, pra que outras pessoas vejam. Se inscreve no meu canal no You Tube pra não perder meus vídeos novos e deixa aqui nos comentários a sua crítica, dúvida ou sugestão.
Comentários
Postar um comentário