Técnicas e Materiais #02 -- Como usar lápis aquarelável






Lápis aquareláveis costumam ser o primeiro contato que a maioria das pessoas tem com aquarela. Isso é ótimo pois eles ajudam na transição de quem usa lápis de cor e quer aprender aquarela. Ficou comum o conjunto de lápis de cor aquarelável da Faber Castell, porém há outros que também merecem algum destaque, como os lápis da Staedler, e da Bic.

Importante ressaltar que existe uma diferença colossal entre as linhas escolares, e as linhas profissionais, mas de um modo geral podemos, destacar algumas características comuns do material.

Os papéis recomendado são os mesmos usados pra aquarela, mais grossos e com uma qualidade maior. Mas também dá pra usar um papel com gramatura menor dependendo da quantidade de água que for usada. Os pincéis também são os mesmos, macios, nos formatos que preferir, com ou sem reservatório.

Desvantagens

• Colorir com o lápis aquarelável requer um certo cuidado. Por ter uma mina diferente do convencional eles tendem a se partir, deixando uns pedaços em cima do desenho que são meio desagradáveis.
• Outra característica negativa é que, caso aperte demais o lápis no papel, a água vai ter um pouco de dificuldade de diluir o pigmento, e as marcas de lápis vão ficar evidentes. E não adianta de nada você ter um lápis com efeito aquarelado, se no fim ele só tem o efeito de lápis mesmo. Então pode fazer sem medo porque a cor vai ficar viva quando passar o pincel.

Vantagens

• Mas existem algumas vantagens interessantes, também. As cores dos lápis aquareláveis tendem a ser mais vivas e costumam não desbotar como a aquarela faz. Elas permanecem vivas por muito tempo ainda e isso é muito animador.
• E também mistura muito bem as cores, uma vez que você pode fazer o degradê como se faz normalmente com os outros lápis de cor.
• Você também pode utilizar o lápis como lápis de cor comum sem a necessidade de passar o pincel com água depois. Como as cores são mais saturadas, o resultado ainda fica muito bonito embora geralmente não alcance o mesmo nível de cobertura. Inclusive algumas pessoas tem usado o lápis de cor aquarelável branco pra desenhar sobre papéis de cores escuras, podendo trabalhar a luz e a sombra igualmente dando um volume muito maior aos desenhos.
• Uma vantagem muito boa do lápis aquarelável, é você poder fazer detalhes com ele. Pontinhos difíceis de alcançar no pincel. Assim ele acaba servindo como complemento da aquarela.
• Eles também costumam ser baratos e bem fáceis de achar, ao contrário das aquarela, geralmente.
• E pra finalizar, eles são extremamente fáceis de transportar, podendo caber num kit sem precisar de grandes malabarismos.

Na hora de usar não tem segredo. Faça o seu desenho e pinte como pintaria um desenho qualquer, lembrando de não forçar muito o lápis pra não deixar marcas e tentando cobrir o máximo de espaços possíveis. Pra conseguir uma cobertura mais homogênea de áreas grandes deite mais o lápis, usando o máximo de área que você puder. E para fazer os detalhes use a ponta mesmo, pra ficar bem fácil de detalhar. Depois é só vir com o pincel molhado e passar sobre o desenho.

Eu aconselho a estabelecer alguns limites. Quando houver duas cores que você não quer que se juntem, pinte uma delas, aguarde secar, e depois pinte a outra. Tem gente que usa um secador de cabelos pra agilizar o processo, mas aí vai de cada um.

Você também pode raspar a mina do lápis, mas tome cuidado pra raspar camadas bem finas e pra não arrancar um pedaço de madeira junto. Ainda é possível coletar o pigmento com o pincel como se fosse uma aquarela mesmo.

É interessante esperar secar e dar retoques ou colocar uma camada a mais pra deixar tudo com mais contraste. Se você molhar o papel antes e passar o lápis por cima, a cor fica bem mais viva. E isso serve tanto pra cobrir áreas pequenas ou grandes. Mas sempre com o lápis passando bem de leve.

Bem, é isso aí. Se você gostou deixa seu like, comenta pra dar alguma sugestão de técnica que eu possa ter esquecido e compartilha esse vídeo com aquele seus amigos que nem sabiam que existia lápis de cor aquarelável.

Por hoje é só espero que tenha gostado, e até a próxima, desenhista!!!

Se você gostou não se esquece de compartilhar, pra que outras pessoas vejam. Se inscreve no meu canal no You Tube pra não perder meus vídeos novos e deixa aqui nos comentários a sua crítica, dúvida ou sugestão.

Comentários