Técnicas e Materiais #03 - Como usar lápis de cor



 



Olá! Seja bem-vindo ao Manual do Desenhista. Eu sou Lucas Nascimento e esse vídeo é meio que um remake de um dos primeiros vídeos aqui do canal onde eu falava sobre lápis de cor. Então algumas coisas podem parecer bem repetitivas.

Pintar com lápis é algo que pode parecer muito fácil pra uns e bem mais complicado pra outros. Eu mesmo, levei tempo pra me adaptar.

Se por um lado ele permite maior precisão e controle da intensidade do traço, por outro o lápis pode ser uma verdadeira prova pra quem não tem paciência pra preencher grandes espaços vazios. A realidade é que não aprendemos da forma correta, e por conta disso, muita gente nem sequer curte pintar com lápis de cor. Outra coisa que influencia, no gostar ou não, é a qualidade do material que se usa. Me lembro que na época da escola, eu cheguei a pegar uns lápis da Labra e noooooossa! Eu passava o lápis com toda força no papel e as cores continuavam opacas, sem falar nos pedaços que o lápis soltava estragando qualquer tentativa de uma pintura uniforme. Então quando falamos de lápis de cor de qualidade, o primeiro nome que vem a cabeça é o da Faber Castell, mas essa é uma verdade que varia. As marcas mais famosas de lápis, como a Faber, Staedler, e Kor I Norr, possuem uma linha escolar (que geralmente é a que a gente usa e que dá tranquilamente pra fazer excelentes trabalhos) e uma linha profissional que é a que realmente vale a pena.

Eu sei, nem todo mundo tem dinheiro pra isso, alguns muito mal tem pra linha escolar dessas grandes marcas. A verdade é que se você compreender como utilizar o lápis de cor, independente da qualidade e da marca, você pode conseguir um resultado de razoável a muito bom.

Algumas dicas podem te ajudar com relação a isso. Não da pra ser muito preciso nesse ponto, pois como quase tudo em desenho, as técnicas variam de artista pra artista. Por isso, vou falar da forma como eu faço para colorir meus desenhos usando lápis de cor.

1. Começar pelas cores mais claras é uma forma mais tranquila de planejar e fazer um desenho bem acabado. Até porque os lápis de cor escolares não costumam fazer sobreposição de cores escuras. Pra isso usa-se o lápis de cor pastel oleoso ou seco, que são caros e meio complicados de achar.
2. É bom evitar forçar o lápis no papel, pelo menos a princípio. Isso porque além marcar papel formando enrugamentos e até ferindo, você vai ter dificuldades pra colocar outras cores por cima.Sem falar que se você forçar demais pode conseguir um nível de saturação que você não quer.
3. Tente manter todos os espaços preenchidos, mesmo os pequenininhos. Pra isso vale pintar em todas as direções. O importante é não deixar nenhum espaço aberto e manter a pintura bem uniforme.
4. Atenção a pressão do traço! Nada forçar muito num ponto e pouco no outro . A transição deve ser suave, porque assim os traçados do lápis não vão aparecer. Se necessários, exercite um pouco antes de começar a desenhar.
5. Aplique as sombras aos poucos, até ter certeza de que ta ficando como você quer. É bom tratar o desenho como se fosse feito em camadas. Assim, você pode ver aos poucos se está ficando bom ou não.
6. Foca nos detalhes. Perca tempo nas partes pequenas e separe o desenho em pequenas partes se for possível. Isso vai fazer com que a qualidade do desenho fique lá em cima e também vai evitar que você esqueça alguma parte.
7. Teste as cores num papel a parte, afinal de contas, nem sempre o lápis se comporta como a gente espera. Principalmente quando estamos fazendo misturas. Por isso é legal testar numa outra folha pra ver como vai ficar e só então ter certeza.
8. Use um papel mais grosso, com uma gramatura maior. Isso vai evitar rugas desnecessárias, na folha e em você. Também escolha algum papel com uma textura não muito exagerada, e com o qual você se sinta confortável ao colorir. Isso faz muito diferença, já que você vai levar algum tempo colorindo. E tente verificar se o papel não possui marcas de desenhos anteriores. Esse vincos que ficam no papel não são atingidos pelo lápis e acabam aparecendo no desenho.
9. Escolha uma boa posição. Você vai passar muito tempo colorindo, por isso escolha uma posição confortável que você possa manter por muito tempo. Coloque também uma música que te deixe a vontade, ache um local que seja tranquilo e estável. Isso faz muita diferença.
10. Lápis preto e branco são importantes. Não substitua o lápis preto por lápis 6B ou qualquer outro lápis de grafite. Ele vai sujar o seu desenho todo e não é isso que você quer. E o lápis branco, serve pra misturar melhor as cores. É uma mudança sutil, mas que faz diferença no seu desenho, então guarda o lápis branco. Você pode até substituir o lápis branco usando tecidos ou papel toalha e esfregando sobre as áreas coloridas pra deixar homogêneo, mas a textura é diferente.
11. Lápis de pé para detalhes e deitado pra áreas grandes. Mantenha seu lapis de cor bem apontado pra que você possa aproveitar da melhor forma possível deitando ele e usando mais a mina do lápis na hora de cobrir areas maiores, e levantando e usando mais a ponta do lápis pis para cobrir os detalhes do desenho. Justamente pra manter essa versatilidade eu prefiro apontar meus lapis de cor com apontador, que vai apontar o lapis por igual em toda sua circunferência. Com estilete isso também é possível mas é menos prático.

E é isso. Espero que goste e que tenha sanado as suas dúvidas. Qualquer pergunta ou comentário é só postar logo abaixo e estarei respondendo assim que possível.

Por hoje é só espero que tenha gostado, e até a próxima, desenhista!!!

 Se você gostou não se esquece de compartilhar, pra que outras pessoas vejam. Se inscreve no meu canal no You Tube pra não perder meus vídeos novos e deixa aqui nos comentários a sua crítica, dúvida ou sugestão.

Comentários