Manual Alternativo #02 - Como fazer círculo cromático


Olá!! Seja bem-vindo ao Manual do Desenhista. Eu sou Lucas Nascimento e hoje eu to aqui pra ensinar como montar o seus círculo cromático.

O círculo cromático é um recurso que ajuda que trabalha com cores a encontrar as combinações mais agradáveis aos olhos. Ele também serve pra ajudar a entender melhor como as cores se misturam, e isso vai ser fundamental quando você estiver trabalhando com seus gizes, lápis e aquarelas.

Tem vários deles por aí pela internet, mas eu recomendo que você pegue seus materiais e faça junto comigo, pois essa é uma atividade que só pode ser realmente entendida na prática. É sério, não adianta só olhar e entender como funciona na teoria. Esse é um exercício que deveria ser feito por todo artista pelo menos uma vez na vida. 

Eu to usando o lápis aquarelável e papel de 180gr. mas dá pra fazer com aquarela, giz pastel e até com o lápis comum.

O primeiro passo é escolher as cores que vamos utilizar. Como estamos trabalhando com pigmentos usamos a escala CMYK, que é composta das cores CIANO (umas espécie de azul clarinho), MAGENTA (um vermelho bem escuro), e AMARELO. Essas são as mesmas cores utilizadas nas gráficas pra fazer todas as cores de tinta, e o preto também faz parte desse esquema de cores, mas nesse caso nós não vamos utilizá-lo. 

Feito isso, fazer um rascunho bem clarinho com formato de círculo e em seguida desenhar um triângulo equilátero no meio dele. Esse triângulo vai mostrar os pontos de partida. Pinte cada uma das pontas com uma dessas 3 cores. Elas são nossas cores primárias, e todas as outras cores, partem da combinação dessas 3. É legal entender que existe uma distribuição de porcentagem da cor. Nesse caso, essas cores estão puras, então temos 100% de cada uma em cada ponta.

A seguir encontramos, o centro entre cada uma das cores e fazemos as combinações que vão gerar nossas cores secundárias. Dessa forma, Magenta com Amarelo vai gerar o VERMILION (um vermelho meio alaranjado), Amarelo com Ciano vai gerar o VERDE, e o Ciano com Magenta gera o VIOLETA. As cores secundárias são todas compostas por 50% de duas outras cores primárias.
Seguindo o mesmo processo, nós vamos chegar nas cores terciárias, que são a combinação de uma cor primária com uma cor secundária, ooooou também pode ser vista como a mistura de cores primárias em proporções diferentes. Por exemplo. o VERMELHO é na verdade uma mistura de 75% Magenta com 25% Amarelo. O LARANJA é 75% Amarelo e 25% Magenta, e assim sucessivamente. Basta controlar o quanto você deposita de pigmento com cada cor e o resultado vai se formando na sua frente.

Se duas cores opostas se combinarem elas se anulam criando uma tonalidade que vai em direção ao cinza ou ao preto.

E é isso. Tá pronto seu círculo cromático. E com ele se acaba a desculpa de que não dá pra colorir bem seus desenhos apenas com as 12 cores da caixa de lápis.

O Círculo Cromático permite muitas combinações que eu pretendo explicar num vídeo futuro. Se você quer saber como utilizar e o círculo se inscreve aqui no canal pra não perder a notificação quando esse vídeo sair. Aproveita pra curtir o vídeo, me ajudando a saber se você gostou ou não, e se tiver ficado alguma dúvida, comenta aqui embaixo ou me manda uma mensagem lá no Facebook ou Instagram. Compartilha nas suas redes sociais e se você fizer um círculo cromático, compartilha nas redes sociais com a hashtag #aprendinomanual. 

Bem, por hoje é só, eu espero que tenha gostado e até a próxima, desenhista!!!!

Comentários